Monday, August 3

Cinema I

1895-1919 - O Nascimento do Cinema

Por que celebrou-se o centenário do cinema em 1995? Em 1891 Thomas Alva Edison patenteou a invenção do Cinetoscópio, dispositivo com visor e dentro do qual um rolo de 1,5m de filme rodava ininterruptantemente. Os primeiros filmes eram de dançarinas, animais amestrados e homens trabalhando. Retrocedendo ainda mais: o filme - imagens fotográficas impressas numa base de celulóide semitransparente cortada em fitas - foi inventado por Henry M. Reichenbach para Kodak, em 1889. Mas estamos falando da concepção do cinema, não de seu nascimento. Ainda faltava um passo para alcançar o tipo de filme que conhecemos.

Os Irmãos Lumière

Na França, os irmãos Auguste e Louis Lumière trabalhavam no estúdio fotográfico do pai, Antoine, em Lyons. Em 1894, o Cinematoscópio de Edison foi exibido em Paris, e, ali, Louis Lumière começou a desenvolver um máquina que competisse com ele. O Cinématographe, inicialmente uma câmera com projetor, foi patenteado em nome dos irmãos em 13.02.1895.
Sua primeira apresentação pública, em 28.12.1895, no Salon Indien do Grand Café, no Boulevard des Capucines de Paris, durou 20 min., com 10 filmes gravados por câmera imóvel com algumas cenas panorâmicas. O primeiro filme teria sido A saída da Fábrica Lumière (1895). Diz-se que o filme foi ensaiado, pois nenhum dos empregados olha para a câmera ou caminha em sua direção. Alguns dos primeiros filmes já produzidos podem ser vistos aqui.


O primeiro beijo do cinema.

adaptado de Guia Ilustrado Zahar - Cinema. Ronald Bergan.

No comments: