Wednesday, August 5

Cantando na chuva

Estúdio quer fazer sua produção sonora e estrelada por Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen), o casal celebridade do cinema mudo. A idéia é um musical. O problema é que além de não saber cantar, Lina Lamont tem uma voz horrível. Surge a estreante Kathy Selden (Debbie Reynolds), por quem Lockwood se apaixona imediatamente. Entre brigas e discussões, a jovem Selden leva a melhor. Com a trama passada em 1927 - ano do lançamento de ''O Cantor de Jazz'', o primeiro filme falado da história - ''Cantando na Chuva'' faz sátira com a própria Hollywood e é considerado um dos maiores musicais já realizados.

Singin' in the Rain | 1952.

Anos 20. A ruidosa chegada do som foi geral. Não só afetou o conteúdo e o estilo dos filmes, mas a estrutura da indústria. O efeito artístico foi a imobilização da câmera e da ação nos estúdios. Apesar do sucesso de bilheteria, muitos dos primeiros filmes falados eram de má qualidade - peças adaptadas repletas de diálogos, atuações artificiais (de atores inexperientes) e câmera ou microfone imóvel. Esse período de transição foi inteligentemente recriado em Cantando na Chuva.
Ironicamente, a canção de Debbie foi dublada por Betty Royce, não creditada.

O filme é maravilhoso. Divertido, romântico, a trilha sonora é fantástica, as danças são impecáveis e o elenco não deixa nada a desejar.
visto em: agosto de 2009.

No comments: